top of page

Meu cão parou de andar: e agora?


É muito comum nos depararmos com proprietários que ficam preocupados e se sentem despreparados por não saber ao certo como lidar com um animal quando ele para de andar. Juntamente, quando os cães paralisam, é comum tornarem-se incontinentes urinários e fecais, acarretando uma sobrecarga muito grande de responsabilidades nos proprietários na intenção de manter a higiene de seus pequenos e sua casa.


Nesses casos, primeiro passo é sempre encaminhar seu animal para uma clínica veterinária o mais rápido possível assim que eles param de andar, pois muitas vezes esse processo pode ser reversível se o tratamento for realizado rapidamente. Por isso, passar por um neurologista veterinário especializado, torna-se essencial. Apenas ele pode dizer sobre a gravidade do quadro e seu tratamento.


Além disso, manter um ambiente especial para ele, é primordial. Muitas vezes, os animais necessitam de repouso absoluto. Por isso, limita-lo ao máximo em um espaço pequeno, pode ajudar (E MUITO) o tratamento. Normalmente, quando um animal paralisa com os membros traseiros, por exemplo, os pacientes costumam forçar muito outros membros (como coluna, ombros e cotovelos). Devido a esse esforço contínuo, é comum eles também apresentarem dor nesses locais ao longo do tempo. Casos de pacientes que encontram-se em um ambiente onde o piso é liso, esse quadro é agravado ainda mais. Por isso, materiais simples como EVA, tapetes antiderrapantes ou até tapetes de IOGA, podem auxiliar.

Posteriormente, é necessários procurar tratamentos complementares. Tratamentos como a fisioterapia e a acupuntura veterinária podem auxiliar muito a resposta do animal. A fisioterapia muitas vezes evitará a progressão da doença e o desgaste articular promovido pelo aumento da sobrecarga de compensação, que piora ao longo do tempo. A acupuntura age muito bem em casos de paralisia e possui grande indicação em casos de incontinência, melhorando de forma significativa esses quadros. Além disso, alguns estudos comentam a respeito da influência da fisioterapia e acupuntura na regeneração de tecidos. Por isso, juntas elas tornam-se um tratamento que se somatiza.


Cuide do peso do seu animal! Se ele parou de andar, é comum eles ficarem mais parados. Por isso, a atenção deve ser redobrada na alimentação. Engorda-lo só irá piorar sua resposta. No Vet Equilibrium realizamos um calculo especial para cada paciente, mostrando exclusivamente a quantidade de ração exata para ele comer e manter ou perder peso.


Agende já uma primeira consulta! Entre em contato e tire suas dúvidas! Telefone: (41) 999815330

Atendimento a domicílio e em clínicas parceiras.


Vet Equilibrium: "Cuidando com amor dos animais e das pessoas."




Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page