top of page
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon

Cromoterapia

A cromoterapia é uma modalidade da acupuntura entre as formas de cura natural. É uma ciência terapêutica que tem sido usada por muitos povos há milhares de anos. A origem de “cromoterapia” vem do grego “kromos”, cor e “terapheia”, tratamento. A cromoterapia é o uso da energia das cores para a harmonização e equilíbrio do indivíduo. Ela restaura e regenera o equilíbrio bioenergético dos campos eletromagnéticos através do uso das cores do espectro solar. A Cromoterapia é o tratamento que se faz nos corpos físico, emocional, mental e espiritual, utilizando a energia luminosa colorida, para restabelecer o equilíbrio dos chakras e do campo bioenergético dos animais humanos, dos animais não humanos e das plantas.
 

Hoje em dia, muitos terapeutas naturais estão usando cromoterapia em seus pacientes. Eles relatam o sucesso na recuperação de vítimas de acidente vascular cerebral, e em depressão crônica. Evidências científicas recentes sugerem que a luz é de fato emitida por cada célula em nossos corpos. Vivemos em um mar de energia onde a cor está trabalhando dentro de nós. A pesquisa e a observação nos mostram que cores específicas trazem equilíbrio aos nossos sistemas físicos e emocionais. A cromoterapia pode ser facilmente utilizada como mais um recurso aliado à acupuntura chinesa, obtendo resultados no desbloqueio de meridianos. A cromoterapia é natural, holística, não invasiva, não tem nenhum efeito colateral, e é segura, sendo usada em seres viventes. Os animais respondem muito bem à cromoterapia, pois são muito sensíveis a energia das cores,  muitas vezes chegando a adormecer durante uma sessão de tratamento.

A cromopuntura, ou acupuntura com luz colorida, é uma prática da medicina integrativa onde as luzes coloridas podem ser usadas para estimular pontos de acupuntura para promover a cura e uma melhor saúde. É uma forma de cromoterapia.

A cromopuntura é baseada na ideia de que a doença e dor ocorrem quando um indivíduo tem um desequilíbrio energético. As células do corpo emitem impulsos luminosos e se comunicam e transmitem informações através destes – é a fotobiomodulação. A cromopuntura emprega sete cores básicas. Em geral, as cores quentes - vermelho, laranja e amarelo - adicionam energia, enquanto as cores frias - verde, azul e violeta - diminuem a energia. As cores quentes e frias, quando usadas em conjunto, equilibram os fluxos de energia yin e yang.

Um pequeno instrumento portátil semelhante a uma tocha (lanterna) com uma haste de quartzo colorido é usado. A ponta é colocada diretamente sobre o acupunto ou a terapia é realizada a uma curta distância do mesmo. Ao contrário da acupuntura, a pele não é perfurada.

Imagem disponível em: www.fisioanimal.com.br

Imagem disponível em: alessilverio.blogspot.com.br

Imagem disponível em: reabilipet.blogspot.com.br

bottom of page