top of page
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon

Fisioterapia Veterinária

Fisiterapia Veterinária - Curitiba - Vet Equilibrium - Ultrassom

       A Fisioterapia Veterinária visa recuperar, manter e promover a melhora da função locomotora e aptidão física do animal, trazendo  bem-estar e qualidade de vida em casos de alterações ortopédicas, neurológicas e obesidade.

  Ela é indicada em tratamentos pós operatórios ou conservativos de distúrbios osteoarticulares (como displasia coxofemoral, luxação de patela, displasia do cotovelo), controle e prevenção de alterações crônicas e degenerativas (como osteoartrose), restabelecimento da locomoção e manutenção do equilíbrio postural, como em casos de doença do disco intervertebral, auxilia na perda de peso e melhora do condicionamento físico de pacientes obesos, além de proporcionar qualidade de vida em pacientes idosos e com alterações neurológicas.

   Quando associada a acupuntura e outras terapias, acelera ainda mais a recuperação do animal, muitas vezes diminuindo o tempo de tratamento.

Quais são os principais benefícios da fisioterapia veterinária?

- Alívio da dor
- Fortalecimento muscular
- Rápida cicatrização no pós-operatório
- Aumento da amplitude de movimentos
- Qualidade de vida 
- Redução de inflamação e edema
- Fortalecimento e aumento da massa muscular
- Maior coordenação motora/equilíbrio
- Prevenção de doenças articulares (como por exemplo, artrose)

Modalidades fisioterápicas:

Eletroterapia

A eletroterapia consiste na aplicação de correntes elétricas de baixa ou média frequência para estimular fibras nervosas sensitivas e motoras, com fins terapêuticos, realizando uma despolarização do nervo motor para maior trofismo e excitação de músculos, gerando assim, um fortalecimento muscular ou uma eletroestimulação transcutânea, resultando também em uma analgesia instantânea com média a longa duração.

Fisiterapia Veterinária - Curitiba - Vet Equilibrium - Eletroterapia
Laserterapia
Fisiterapia Veterinária - Curitiba - Vet Equilibrium - Laserterapia

O laser trata-se de uma luz infravermelha que consegue penetrar na mitocôndria, auxiliando na multiplicação celular para regeneração do tecido e aliviando a dor, edema e inflamação local. Alguns estudos recentes comentam também sobre sua influência na regeneração neuronal, auxiliando animais com problemas neurológicos em seu tratamento.

Cinesioterapia

A cinesioterapia é realização  de exercícios passivos (alongamento e movimentos de flexão e extensão) ou ativos (através do uso de bolas terapêuticas, caminhada, subida e descida, carrinho de mão, tábuas de equilíbrio,faixas terapêuticas, pista de obstáculos...) que favorecem o fortalecimento muscular, equilíbrio, estímulo proprioceptivo e melhor retorno a locomoção e prevenção de doenças. 

Fisiterapia Veterinária - Curitiba - Vet Equilibrium - Cinesioterapia - Fortalecimento Muscular
Ultrassom Terapêutico
Fisiterapia Veterinária - Curitiba - Vet Equilibrium

O ultrassom terapêutico é definido como ondas eletromagnéticas acústicas e de alta frequência imperceptíveis aos ouvidos humanos que podem emitir ondas sonoras para o tecido, gerando um efeito térmico sobre o local, auxiliando o processo de contraturas. Essa terapia promove o aumento do fluxo sanguíneo, auxiliando na cicatrização, reduzindo a dor e promovendo o alongamento do tecido. Além disso, em seu efeitos atérmicos,  atuando sobre a regeneração de tecidos moles e sobre o reparo ósseo, sem o aquecimento tecidual, aliviando processos crônicos como artrose.

Massoterapia

A massagem terapêutica pode ser realizada por meio de técnicas manuais ou instrumentais, que modificam os tecidos subjacentes e o estado geral do paciente.


Atualmente, existem várias técnicas podem ser utilizadas. Dentre elas, destaca-se a massagem clássica, drenagem linfática, Tuiná, entre outras.

Ações Gerais da Massoterapia:

  • Aumento da circulação;

  • Redução de edemas;

  • Relaxamento muscular;

  • Elimina aderências (cicatrizes);

  • Alívio da dor;

  • Diminuir as contraturas musculares e tendíneas;

  • Auxílio da expectoração (tapotagem);

Quero marcar uma consulta! 
Como funciona as sessões?

Após marcar a primeira consulta, pegaremos todo o histórico do seu animal e realizaremos todos os exames físicos, ortopédicos e neurológicos necessários para avalia-lo. Com base nisso, montaremos um plano de tratamento exclusivo para ele, ao qual constará o número de sessões necessárias, frequência por semana indicada, valores e aparelhos recomendados ao seu tratamento.  

Quantas vezes por semana meu animal deve fazer fisioterapia? 

Inicialmente, recomenda-se que o tratamento seja realizado duas vezes por semana e ao longo das sessões, estenda-se uma vez por semana ou a cada quinze dias até a estabilização e obtenção da alta do paciente. No entanto, tudo depende do primeiro exame físico e quadro clínico do paciente, pois em alguns casos pode ser necessário uma intensificação do tratamento inicialmente. 

Quanto tempo dura uma sessão?  

De modo geral, as sessões duram aproximadamente de 40min a 1:15h. Tudo depende do tratamento e protocolo pré-estabelecido após a primeira sessão.

bottom of page