top of page

Acupuntura Veterinária

O que é? 

     A acupuntura tata-se de uma técnica baseada na Medicina Tradicional Chinesa, iniciada há mais de 5.000 a.C anos. Ela consiste em uma visão holística, que busca não apenas a cura local  do animal, mas sim o seu todo, considerando seu temperamento, traumas e alterações gerais. Ela preza pelo reequilíbrio energético, observando as alterações que estão em excessos ou deficiências em determinados órgãos/vísceras ou influências externas que penetram no organismo.

Quais são suas indicações?
Acupuntura Veterinária - Curitiba - Vet Equlibrium

     A acupuntura é indicada para alterações de pele difíceis controlar (tal como dermatite atópica e doenças auto-imunes), doenças endócrinas (hiperadrenocorticismo, hipotireoidismo...), osteo musculares (displasia coxofemural, artrose, necrose asséptica da cabeça do fêmur, displasia de cotovelo, bico de papagaio, hemivértebra, fraturas), neurológicas (cinomose, hérnia de disco, epilepsia/convulsões, síndrome da cauda equina, síndrome de wobbler, casos de incontinência urinária e facal), gastrointestinais (gastrite, síndrome do intestino inflamado), doenças renais agudas/crônicas difíceis de tratar, alterações cardiopulmonares (bronquites, pneumonia, insuficiência cardíaca)  e neoplasias.  Além disso, ela age diminuindo distúrbios de sono, depressão, ansiedade, medo e problemas comportamentais.

Como funciona?
Acupuntura Veterinária - Curitiba - Vet Equlibrium

           A acupuntura, age provocando uma "microlesão" na pele. Através desse estímulo, inicia-se uma resposta no organismo que promove uma vasodilatação, atraindo células de defesa e estímulos neuronais e  sensitivos que agem no organismo através dos meridianos (designados canais de energia). Desse modo, a acupuntura auxilia a oxigenação do tecido e consequentemente, sua restauração, promovendo o alívio da dor e inflamação. Atualmente, sabe-se que pontos de acupuntura são locais que possuem maiores terminações nervosas, vasos linfáticos, número de capilares e vênulas, além de maior  temperatura e número de mastócitos. Desse modo, ocorre uma liberação de endorfinas que promovem o relaxamento muscular, melhora na circulação sanguínea, fortalecimento do sistema imune, diminuição das necessidades de medicações, prevenção de doenças e aumento da expectativa de vida dos pacientes. 

Acupuntura dói?

De modo geral, a maioria dos pacientes aceitam muito bem a acupuntura. Na verdade, a grande maioria chega a dormir muito durante e após a sessão. Eventualmente, podemos observar a presença de pontos de dor presente em uma determinada patologia. Nesses casos, a acupuntura, apesar de trazer uma dor momentânea ao local, torna-se importante para promover o relaxamento e alívio da dor desse animal, que pode ser observado logo após a primeira sessão. Quando o paciente torna-se muito resistente ao tratamento com o agulhamento, temos tratamentos alternativos que se baseiam na laserpuntura ou moxabustão, ajudando a relaxa-lo sem não trazer nenhum tipo de  desconforto ao animal. 

Acupuntura Veterinária - Curitiba - Vet Equlibrium
Quantas vezes meu animal deve fazer a acupuntura?

Essa pergunta é realmente comum, mas completamente variável. Tudo depende da patologia, gravidade, tempo de acometimento e capacidade do animal aceitar o tratamento. De modo geral, recomenda-se iniciar as sessões pelo menos duas vezes na semana e aos poucos estendê-la uma vez por semana, a cada quinze dias, e assim suscetivamente... No entanto, apenas o acupunturista veterinário consegue realmente avaliar a necessidade do animal e assim determinar o melhor tratamento. 

ATENÇÃO:

APENAS UM MÉDICO VETERINÁRIO ESPECIALIZADO EM ACUPUNTURA
VETERINÁRIA PODE REALIZAR AS SESSÕES EM NOSSOS PELUDOS!

Apesar da acupuntura possuir poucas contra-indicações, é necessário possuir um estudo prévio e especializado sobre as patologias para poder criar o melhor método de tratamento e aplica-la. Sempre escolha um profissional qualificado para melhor lhe atender. O VetEquilibrium conta com ótimos profissionais que dão suporte para você e seu companheiro!

bottom of page